quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

História do JARDIM PRESIDENTE DUTRA - Guarulhos.


     Cruzamento da Av, Jão Paulo com a Valdemar de Paula Ferreira



 



Em 1958, foi inaugurado o loteamento Jardim Presidente Dutra. Conforme publicação no Jornal Gazeta Panorâmica, de 2001, no dia 10 de julho de 1956, as famílias alemãs Mehler, Neumann, Ratzersdorf, Leipziger e Herzberg registraram no Cartório de Registro de Imóveis de Guarulhos, a cessão dos sítios Olho D’Água, Oliveira, Aterrado Comprido e Scatamachia à S/A Indústrias Reunidas F. Matarazzo. Foi neles que a empresa abriu loteamento que deu origem ao bairro.

A origem do nome Jardim Presidente Dutra vem da homenagem prestada ao ex-presidente da República Eurico Gaspar Dutra. Foi Dutra o responsável pela inauguração do trecho de 21 quilômetros da Via Dutra, em Guarulhos, no dia 15 de julho de 1951, e do Loteamento Jardim Presidente Dutra, em 1958.

Conforme foto do catálogo de divulgação do empreendimento pode-se observar que o objetivo era a implantação de um loteamento de alto padrão, evidenciado no catálogo de venda que trazia o seguinte slogan; “Jardim Presidente Dutra: ontem loteamento, hoje bairro, amanhã cidade!”

O Jardim Presidente Dutra é uma divisão administrativa do Município de Guarulhos, reconhecido como Distrito pela Lei Estadual nº 3.198, de 23 de dezembro de 1981.
O Jardim Presidente Dutra, de acordo com  estudiosos da história do bairro, mais recentemente foi muito influenciado pelo processo de expansão urbana ocorrido no Município de Guarulhos e pela construção do Aeroporto.

O ritmo de crescimento urbano e a existência de galpões industriais se deram no final da década de 1960, época em que começou o desmembramento das chácaras em lotes de 250 quilômetros quadrados, para fi ns de moradias e de maior tamanho para atividades produtivas, comerciais e de prestação de serviços. Na década de 1990, a Prefeitura autorizou o desmembramento dos lotes residenciais de 250 para 125 metros quadrados.

Em 1977, com o início do processo de desapropriação para a construção do Aeroporto Internacional, parte do território habitado, como o Jardim Maringá, desapareceu, assim como alguns dos bairros vizinhos foram parcialmente suprimidos.

Cerca de oito mil pessoas foram obrigadas a deixar as suas moradias. Mesmo diante das restrições impostas pelo zoneamento foram construídos vários equipamentos públicos, entre eles as entre eles as escolas públicas, municipais e estaduais.



4 comentários:

  1. eu queria que me informem o autor do texto para dar os devidos creditos

    ResponderExcluir
  2. Olá boa tarde trabalho a algum tempo no jardim presidente Dutra e tenho uma dúvida que ninguém soube me explicar.porque todas as ruas do bairro tem nomes de cidades dá Bahia

    ResponderExcluir
  3. como era o bairro presidente dutra antigamente?

    ResponderExcluir
  4. E orivel não tinha asfalto escola era tudo longe hj e bem melhor

    ResponderExcluir