segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

A cidade já possuiu ferrovia

Linha de Trem  da Estrada de Ferro Sorocabana.
 

Cia. Cantareira (1915 -1941)
E. F. Sorocabana (1941-1965)
GUARULHOS
Município de Guarulhos, SP
Ramal de Guarulhos - km 20,740 (1960)
SP-0762


Inauguração: 04.02.1915
Uso atual: guarda civil metropolitana
sem trilhos
Data de construção do prédio atual: 1915?

HISTORICO DA LINHA: O ramal de Guarulhos começou como um ramal da E. F. da Cantareira, que, aberto em 15/11/1910, saía da estação do Areal e atingia o Asilo dos Inválidos, no Guapira (depois Jaçanã). Somente em 1913 foi aberta a primeira estação intermediária, Tucuruvi, e aos poucos outras estações passaram a ser abertas na linha, que atingiu Guarulhos em 1915. Em 1947 a linha teve a bitola ampliada de 60 cm para 1 metro, quando esta já atingia o aeroporto militar de Cumbica. Em 31/05/1965, o tráfego do ramal foi suprimido, um ano depois de o trecho Areal-Cantareira ter sido suprimido. Os trilhos foram retirados logo depois e diversas estações foram demolidas.

 

A ESTAÇÃO: A estação de Guarulhos foi inaugurada em 1915, como terminal do ramal de Guarulhos. A partir da primeira metade dos anos 1940, passou a sair de lá um ramal - na verdade, a continuação da linha - para a Base Aérea de Cumbica. Esse ramal foi extinto aparentemente juntamente com o ramal de Guarulhos, em 1965. A estação de Guarulhos foi desativada em 1965, com o ramal. Não foi demolida, ao contrário da maioria, mas foi muito

ACIMA: Inauguração da estação de Guarulhos, em foto publicada em 13 de fevereiro de 1915 na revista O Pirralho (Acervo Paulo Castagnet).
descaracterizada principalmente no lado da sua fachada. Também se fala que foi quase totalmente reconstruída. É uma estação de madeira que hoje serve de sede para a Guarda Civil Metropolitana, na Praça Quarto Centenário, no centro da cidade de Guarulhos. Até 1990 funcionou nela uma escola - a Escola Municipal da Estação. Junto a ela, de um lado, uma casa amarela, que parece ter pertencido à ferrovia, e que hoje é o arquivo municipal; do outro lado, uma locomotiva antiga, da Usina Tamoio, de Araraquara, que, segundo consta, estava num sucateiro da cidade e foi resgatada pela Prefeitura, que a deixou exposta em frente à plataforma da antiga estação.
(Fontes: Ralph Mennucci Giesbrecht, pesquisa local, 2003; Paulo Castagnet; Massaimi Kichi; Carl Heinz Hahmann; Glaucia G. Carvalho, 2009; Arquivo Histórico de Guarulhos; O Pirralho, 1915; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Guia Levi, 1962; Mapa - acervo R. M. 


Giesbrecht)




Governo do Estado reafirma que Metrô e Trem chegarão em Guarulhos

Folha Metropolitana
Chico Junior
Durante visita de inspeção às novas instalações das estações Luz e República da Linha 4-Amarela realizada na manhã de anteontem, o governador Geraldo Alckmin (PSDB) reiterou promessa de entregar até o final de sua gestão a linha de trem da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) e a Linha 15-Branca, que vai sair de Vila Prudente, sudeste da Capital, até a Rodovia Dutra, em Guarulhos.






A estação de Guarulhos, engalanada em 22/04/1947, na inauguração da bitola métrica do ramal. Foto Carl Heinz Hahmann

A estação de Guarulhos, provavelmente no final dos anos 1950. Foto Massaimi Kishi

A estação já funcionando como escola, nos anos 1980. Acervo Arquivo Histórico de Guarulhos

A estação em 16/11/2003, vista no sentido de Cumbica. Do lado direito, ao fundo, a locomotiva. Foto Ralph Mennucci Giesbrecht

A estação em 16/11/2003, vista no sentido de Vila Augusta. Foto Ralph Mennucci Giesbrecht

A estação em 16/11/2003, vista no sentido de Cumbica. Foto Ralph Mennucci Giesbrecht

A "casa amarela", em frente à antiga fachada da estação. Foto Ralph Mennucci Giesbrecht

A locomotiva da Usina Tamoio, em 16/11/2003. Foto Ralph Mennucci Giesbrecht 

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