quinta-feira, 5 de abril de 2012

Kalinin K7 - um avião gigantesco


aviacao aviao historia gigante bombardeiro
No princípio dos anos 30, uma equipe liderada pelo russo Konstantin Kalinin tentou resolver alguns dos problemas mais complexos no design da aviação. Surgiu assim a idéia do Kalinin K-7, um avião de proporções gigantescas destinado a viagens trans-continentais.
Durante a criação de um design que permitisse tal tarefa, surge o conceito de colocar a carga - pessoas ou objetos - embebida na própria asa do avião, levando a desenhos diferenciadores e ao conceito da asa voadora. O avião foi testado em tunel de vento em 1928 e o protótipo iniciado em 1929. As proporções eram gigantescas para a época - 53m de envergadura de asa, com cerca de 452 metros quadrados de superfície. Somente um foi construído mas, foi o suficiente para mexer com a imaginação de muitos entusiastas.
Estas imagens são meros devaneios que jamais poderiam ser construídos mas, independentemente disso, não deixam de ser impressionantes (estas foram retiradas de um site russo). No final das imagens, fotografias e esquemas do avião original.
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aviacao aviao historia gigante bombardeiro k7 kalinin russo
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Os esquemas originais
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Fabulosos ekranoplanos


O que é um ekranoplano? À primeira vista parece um engenho saído do mundo da realidade virtual e dos videogames, misto de barco, avião e hovercraft, resultado da imaginação delirante de algum artista gráfico. Mas o ekranoplano é bem real e teve o seu apogeu durante os anos da Guerra Fria. Conheça melhor esta máquina fascinante.
 KM - o monstro do Mar Cáspio
KM - o "monstro do Mar Cáspio"
Não é um avião, não é um barco, nem é um veículo terrestre; também não é um hovercraft, apesar de apresentar certas semelhanças. O próprio nome é estranho: Ekranoplano é uma palavra composta a partir da expressão russa ecranniy que significa à letra "efeito de solo" e refere-se a um veículo capaz de deslocar-se - e bem depressa - graças a esse efeito. Que espantosa máquina é esta, afinal, que parece saída de um filme de ficção científica ou de um moderno jogo de computador?
Quando uma superfície plana se desloca a grande velocidade muito próxima de outra superfície plana, o ar existente entre elas forma uma espécie de colchão que as mantém afastadas. Este fenômeno, conhecido como "efeito de solo", fez antever a possibilidade de conceber um veículo que se deslocasse a rasar o solo sem a necessidade de construir qualquer estrada ou via, além de que o baixo atrito permitiria atingir grandes velocidades. A superfície de deslizamento ideal seria a água, uma vez que é completamente lisa e isenta de obstáculos. Surgiu assim o conceito do ekranoplano.
 KM - o monstro do Mar Cáspio
O primeiro a conceber tal engenho foi o russo Rostislav Evgenievich Alexeyev nos anos que se seguiram à Segunda Guerra Mundial. Estava-se em plena Guerra Fria e governo soviético da altura viu com bons olhos o desenvolvimento de um veículo militar veloz impossível de ser detectado pelo radar. O projeto, denominado KM, ficou concluído em 1966. Foi o primeiro e maior veículo de efeito de solo alguma vez construído, com 100 metros de comprimento e mais de 500 toneladas de peso, impulsionadas por dez potentes turbo-reatores. Os testes decorreram nas águas do Mar Cáspio sob o maior segredo e sob um satélite espião americano. Das cem unidades previstas inicialmente, apenas foram construídas cerca de vinte deste veículo.
O desenvolvimento do ekranoplano continuou a ser apoiado pelo governo soviético e, em 1972, surgiu um novo aparelho mais pequeno mas mais eficaz: o Orlyonok A-90. Possuía apenas 58 metros de comprimento e pesava cerca de 140 toneladas. No entanto, dois reatores e um motor a hélice levavam-no a ultrapassar os 400 Km/hora a uma altitude de 5 a 10 metros. Estas características davam-lhe também a possibilidade de operar sobre terra, o que devia ser verdadeiramente impressionante! Vários aparelhos destes mantiveram-se em serviço em operações no Mar Cáspio e no Mar Negro até 1992.
 Orlyonok A-90
 Orlyonok A-90
 Orlyonok A-90
Orlyonok A-90
Atualmente ainda se podem ver ekranoplanos um pouco por todo o lado. Já não se destinam a fins militares como os colossos produzidos no tempo da ex-União Soviética e sim a usos comerciais e turísticos. Não obstante os aparelhos serem de um modo geral pouco estáveis, algo que a evolução da tecnologia acabou por resolver, continuam a representar um meio de transporte válido e relativamente econômico. Prevaleceu o conceito que deu origem a algumas das mais estranhas e fascinantes máquinas que o gênio humano concebeu.
 Beriev BE-2500
Beriev BE-2500
 LippischX-114
LippischX-114
 Aerocom Atlantis 1
Aerocom Atlantis 1


Palíndromos da língua portuguesa



 Lingua Portuguesa Palavras Frases Linguistica Palindromos

Palíndromo,  é uma palavra ou um número que se lê da mesma maneira nos dois sentidos - normalmente, da esquerda para a direita ou ao contrário, da direita para a esquerda. Exemplos: OVO, OSSO, RADAR. O mesmo se aplica às frases, embora a coincidência seja tanto mais difícil de conseguir quanto maior a frase; é o caso do conhecido SOCORRAM-ME, SUBI NO ÓNIBUS EM MARROCOS, que foi o que sucedeu à nossa amiga Tajana. Perante o vosso interesse pelo assunto (confessem que foram todos ler a frase de trás para a frente, vá lá) tomámos a liberdade de seleccionar alguns dos melhores palíndromos da língua de Camões...

ANOTARAM A DATA DA MARATONA

ASSIM A AIA IA A MISSA

A DIVA EM ARGEL ALEGRA-ME A VIDA

A DROGA DA GORDA

A MALA NADA NA LAMA

A TORRE DA DERROTA

LUZA ROCELINA, A NAMORADA DO MANUEL, LEU NA MODA DA ROMANA: ANIL É COR AZUL

O CÉU SUECO

O GALO AMA O LAGO

O LOBO AMA O BOLO

O ROMANO ACATA AMORES A DAMAS AMADAS E ROMA ATACA O NAMORO
RIR, O BREVE VERBO RIR

SAIRAM O TIO E OITO MARIAS

ZÉ DE LIMA RUA LAURA MIL E DEZ